/Conjunto /Conjunto 1 /Conjunto 2 /Conjunto 3 / /
1 2 3 4 5 6

Tel. 229757727

Fax. 229757820

GPS:

N 41º11'46.78''

W 8º32'16.42''

Curiosidades

O que é o aço inox?

Mesmo sem percebermos, o aço inox está presente em nosso dia-a-dia directamente, em forma de talheres, electrodomésticos ou, indirectamente, na indústria automotiva, na indústria em geral (laticínios, bebidas, bens de capital, uso arquitectural, produção do açúcar etc.). E cada vez que escolhemos um produto em inox, estamos a levar muito mais do que beleza e durabilidade às nossas casas.

• Por ter uma superfície lisa e pouco porosa, os aços inox são extremamente higiénicos. Por isso, são largamente empregados em restaurantes, cozinhas industriais, hospitais e laboratórios;
• O aço inox é neutro em relação aos alimentos. Isso quer dizer que, mesmo em contacto por tempo prolongado, nem o sabor, nem a cor, nem o aroma dos alimentos e bebidas são alterados;
• Devido às suas características, o aço inox não descasca, não escurece com o tempo e não requer técnicas complicadas para ser mantido sempre bonito;
• A resistência do aço inox permite sua utilização em temperaturas baixas e altas, do frigorifico ao forno, sempre com a mesma eficiência;
• Esteticamente, o aço inox é um material versátil, sempre actual, combinando com cores e estilos variados.

Os aços inoxidáveis são resistentes à corrosão devido ao fenómeno da passividade. Os elementos de liga presentes nos aços inoxidáveis reagem com muita facilidade com o meio ambiente e um deles em particular, o cromo, ajuda a formar um filme fino e aderente, que protege o material de subsequentes ataques corrosivos. Esse filme é conhecido como filme passivo. O filme passivo dos aços inoxidáveis resulta da reacção entre o material e a água,
sempre presente no meio ambiente (a humidade do ar condensa sobre a superfície fria do metal). O produto dessa reacção é um oxi-hidróxido de cromo e ferro. Na região mais próxima da superfície metálica predomina um óxido, e na região mais próxima ao meio ambiente predomina um hidróxido. Com o decorrer do tempo, a camada de óxido aumenta, não acontecendo o mesmo com a de hidróxido e, aparentemente, existe um enriquecimento do filme passivo.
Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, essa película é muito aderente ao inox e tem sua resistência aumentada à medida que é adicionado mais cromo à mistura. Outros elementos como níquel, molibdénio e titânio, por exemplo, permitem que o inox seja dobrado, soldado, estampado e trabalhado de forma a poder ser utilizado nos mais variados produtos. A selecção correcta do tipo de inox e de seu acabamento superficial é importante para assegurar uma longa vida útil ao material.

O que é aço?
É uma liga formada por vários elementos químicos, tendo o ferro e o carbono como principais componentes.

O que é o aço inox?
É um tipo de aço contendo, pelo menos, 11% de cromo, com composição química balanceada para ter maior resistência à corrosão.

O que é corrosão?
É a inimiga natural dos metais. Os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como 'ferrugem'.
Camada passiva (reacção entre os elementos de liga do aço inoxidável com a água):
É uma camada extremamente fina, contínua, estável e resistente, formada sobre a superfície do aço inox. Essa camada protege o inox contra a corrosão. Formação e características da camada passiva: os aços inoxidáveis são capazes de formar e conservar filmes passivos em uma grande variedade de meios, o que explica a versatilidade do material, utilizado em grande quantidade de aplicações.

Principais atributos do aço inox:
• resistência à corrosão;
• resistência mecânica superior aos aços baixo carbono;
• facilidade de limpeza / baixa rugosidade superficial;
• aparência higiénica;
• material inerte: não modifica cor, sabor ou aroma dos alimentos;
• facilidade de conformação;
• facilidade de soldagem / união;
• mantém suas propriedades numa faixa muito ampla de temperatura, inclusive muito baixas ;
• acabamentos superficiais variados;
• forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio);
• relação custo / benefício favorável;
• baixo custo de manutenção;
• material 100% recicláveis.

Usos Típicos de Aços Inoxidáveis
Os produtos em aço inoxidável AISI 304 são o tipo de liga mais utilizada na generalidade dos materiais correntes apresentando um bom comportamento quando convenientemente usado.
No caso específico de artigos em aço Inoxidável AISI 316. Esta utilização permite uma maior resistência essencialmente em ambientes agressivos nomeadamente à beira mar.

• AISI 304
Utensílios domésticos; fins estruturais; equipamentos para indústria química e naval; indústria farmacêutica; indústria têxtil; indústria de papel e celulose; refinaria de petróleo; permutadores de calor; válvulas e peças de tubulações; indústria frigorífica, depósitos de cerveja; tanques de fermentação de cerveja ; equipamentos para refinagem de produtos de milho; equipamentos para leitaria; tubos de vapor; equipamentos e recipientes para centrais nucleares; condutores descendentes de águas pluviais; carros ferroviários; calhas.

• AISI 316
Peças que exigem alta resistência à corrosão localizada; equipamentos de industrias químicas, farmacêutica, têxtil ,petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas; peças e componentes diversos usados na construção naval; equipamentos para processamento de filme fotográfico; cubas de fermentação; instrumentos cirúrgicos

Manutenção e Limpeza

Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Através da limpeza adequada e rotineira, é possível manter inalteradas as suas características originais, preservando sua beleza, higiene e durabilidade. O segredo dessa limpeza está no uso de produtos e procedimentos correctos e no cuidado com que é tratado o produto.
Os melhores amigos do aço inox são o sabão, os detergentes suaves e/ou neutros e as soluções de amónia (removedores caseiros) diluídas em água morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja de nylon fino, enxagúe com água abundante e seque utilizando um pano macio.
Nunca utilize palha de aço, pois ela poderá deixar resíduos sobre a superfície do inox, comprometendo a resistência à corrosão.
Na manutenção de artigos em aço inox, sempre experimente o método de limpeza mais suave; seja paciente e, antes de recorrer a métodos mais severos, repita a operação um número razoável de vezes

 

InSite, o lado web do seu negócio